Acerca de mim

A minha foto
Santarém, Santarém, Portugal
Associação sediada em S.Domigos, Freguesia de S.Nicolau, Concelho de Santarém. Fundado no ano 2000 este Grupo fomenta o Desporto, Cultura e Recreio mas também o Espírito de Amizade, Companheirismo e União que levou à sua fundação(22/05/2000).

Plantel 2012/2013

Plantel 2012/2013
Nós somos a Juve com muito orgulho,e estamos no blogger pra fazer muito barulho!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Memórias I


Os Deserdados

Nos dias de hoje ouve-se, vê-se e fala-se de tudo, mas se algo me cativa é ouvir histórias dos mais velhos; contadas por eles (é como se estivesse a ver um filme hoje em HD).
Felizmente ainda tenho muitas recordações, mas nem todas remontam às que já me fizeram viver no longo ecrã cerebral como por exemplo a minha avozinha, a TiAna como é carinhosamente conhecida.
Não faz nem meia dúzia de dias que estive "sentadito" com ela, mais a minha mãe e a elvirita (a minha "ia") e lhes puxei pelas "alembraduras".
Ah pois é!!! As moçoilas iam à bola apoiar o S.Domingos e até distraíam os guarda-redes adversários. E não faltavam um jogo!...
... Por esta altura devem estar a questionar-se, e perguntam bem... o S.Domingos tem um curriculum de história!!!???
Meus amigos, estamos a falar de há mais de 40 anos … alguém se lembra? (Enviem histórias por favor para juves.domingos@gmail.com)
Esta conversa foi por mim puxada, pela recente limpeza e suposta compra do terreno onde se situa (ainda lá está) o campo de futebol de S.Domingos:
O mesmo campo onde eu, com 34 anos não me lembro nem de ouvir dizer, ser de outros a não ser do S.DOMINGOS.
O mesmo campo onde eu e certamente mais de uma centena de míudos viveram as suas infâncias, tiveram brincadeiras, namoros, brigas, etc.
O mesmo terreno onde em 2000 esta Associação começou com um programa semanal de treinos onde participavam mais de 30 jovens...
O mesmo terreno onde o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de S.Domingos actuou e trouxe outros grupos às suas Festas.
O mesmo terreno onde se dinamizaram festas em prol de S.Domingos.
O mesmo campo onde esta Associação organizou 3 torneios de Futebol 5, em vários escalões incluindo os Infantis.
Enfim, o terreno onde jazem todas estas memória de S.Domingos.
Agora é só mais um ... terreno.
Para que todos tenham a certeza, São Domingos sempre foi unida, e em reconhecimento disso foi-lhes oferecido um terreno para a práctica desportiva, pela benemérita Ti Maria Mota, (presenteada com ramo de flores numa das fotos ao lado.)
Estas fotos são referentes ao dia da Festa da doação desse terreno, que hoje nos está a ser retirado, isto por não existirem papéis (assim se pensa).A palavra já não vale o que valia, nem sequer é respeitada pelos outros, infelizmente.
Ainda falta a foto da placa que segundo muitos existiu, mas acabou por desaparecer. Consultem um Geólogo, não há caso de pedras que desapareçam tão rapidamente.
E testemunhas... acham poucas???!!! Atentem bem nas fotos! Eu conto mais de 100. Ainda vos deixo alguns dos "rapazes" da altura que conhecem a história melhor do que eu... e “qui ça” se não podem adiantar muito mais: Enfim .... são só memórias. Esta pela minha parte fica, assim como outras associadas a este terreno. Ninguém as apaga, apenas impedem outros de obter as deles.
São só memórias... mas que S.Domingos está a ser expropriado está...e deserdado... também.

Resta apenas assinar, e também dizer que as Zonas Verdes são de todos... menos de quem as não tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário